terça-feira, 19 de junho de 2007

Ultimate X-Men

Depois de lançar Ultimate Spider-Man, que se tornou um grande sucesso de vendas, a Marvel também resolveu lançar a versão dos X-Men no mesmo selo - o que de certa forma não é nenhuma surpresa, afinal tanto o Homem-Aranha como os X-Men são os heróis mais populares da Marvel e seu carro-chefe de vendas.

Assim como Ultimate Spider-Man, a revista não leva em conta a atual cronologia das histórias e traz uma nova origem para o grupo. Com isso, os leitores mais novos não precisam se preocupar com milhares de informações antigas e os leitores mais antigos têm a possibilidade de ver seus heróis como se fosse a primeira vez. Tudo isso em um contexto e um estilo narrativo mais atuais.

As bases continuam as mesmas: o Professor Charles Xavier, telepata extremamente poderoso, resolve reunir em uma escola jovens mutantes para lhes ensinar a controlar seus poderes e lutar pelo ideal da coexistência pacífica entre mutantes e humanos. O clima geral, porém, é muito mais angustiante e claustrofóbico que o original.

De um lado, os X-Men (e os mutantes em geral) são ameaçados pelo Sentinelas do governo, cuja principal função não é mais apenas identificar e capturar mutantes mas eliminá-los fria e instantaneamente. De outro, temos um Magneto extremamente cruel, que em pouco lembra o atormentado Magnus Lensherr a que estamos acostumados - aquele que, embora pregue a supremacia mutante, ainda possui certa compaixão. E no meio de tudo isso está uma sociedade mais intolerante e anti-mutante do que já foi visto antes.

A equipe dos X-Men é formada por Ciclope (Scott Summers), Garota Marvel (Jean Grey), Tempestade (Ororo Munroe), Fera (Hank McCoy ), Homem de Gelo (Bobby Drake), Colossus (Peter Rasputin), e Wolverine (Logan).

Talvez a maior revolução e o maior trunfo da série esteja na caracterização das personagens, não apenas no visual moderno e nos uniformes negros que lembram um pouco os do filme, mas também (e principalmente) na mudança, por vezes radical, do temperamento e das histórias das personagens.

Enquanto Ciclope continua o mesmo líder eficiente de sempre e tímido e fechado no convívio social, Jean tem uma versão bem mais audaciosa e espirituosa que a sua versão adolescente original. Tempestade, inicialmente uma ladra de carros do interior do país, se mostra como uma adolescente descolada, mas bastante insegura em relação ao uso dos seus poderes. Colossus, de um jovem idealista vindo do interior da União Soviética, passa a ser um ex-membro da máfia russa. Bobby Drake parece ser mais sério que de costume. O Fera, agora um adolescente meio cético, antes oriundo de uma família estruturada e convencional, é filho de um pai alcoólatra. E o melhor de tudo é Wolverine, que, embora continue com o jeitão que todos nós nos acostumamos e adoramos, é na realidade um assassino contratado se infiltrou nos X-Men com uma missão secreta.

Do lado dos vilões, a surpresa fica por conta do próprio Magneto e seus dois filhos. Como já disse, o Magnus de Ultimate é a própria personificação do mal, um homem capaz de tentar matar (e de aleijar) alguém que ele supostamente consideraria como seu próprio irmão apenas para atingir suas metas; capaz de matar a sangue frio qualquer um que o desafie e de sacrificar seus próprios seguidores para realizar seus planos. E para quem está acostumado com a Feiticeira Escarlate e Mercúrio como heróicos Vingadores, é até chocante a forma como seguem cegamente Magneto e compactuam com ele, a ponto de Pietro se oferecer prontamente para assassinar Xavier.

Ultimate X-Men é escrita por Mark Millar e desenhada por Adam Kubert, velho conhecido dos fãs dos X-Men por seu trabalho na série mensal do Wolverine. O trabalho de Adam em Ultimate, por sinal, está fantástico, podendo ser considerado uma das melhores coisas que ele já produziu. E em breve, Andy Kubert, também conhecido por seu trabalho com os X-Men e que até pouco tempo desenhava as edições americanas de Thor, vai passar a dividir os créditos de desenhista da série com o irmão, sendo que cada um vai desenhar alternadamente cada uma das próximas edições.

Obs.: O relacionamento entre a Jean e o Scott é bem vago, já que Scott nessa série é bem covarde.

Obs2.: Em uma rápida conversa com a Garota Marvel, o Fera mostra interesse na Tempestade, e esta parece estar interessada no Colossus.



Veja também: Ultimate Spiderman

11 comentários:

Felipe disse...

Cara essa saga do ultimate X-Men é sem duvida uma das melhores!
Não vejo a hora de baixar todas e espero que as proximas não demorem muito! Isso é D+

DiPrO disse...

Mto boaaaaa essa saga alternativa dos X-man! Acabei de ler essas 30 primeiras ediçoes! Recomendadíssimoooo!!!
Parabénss ao blog! Estou na expectativa de mais ediçoes dos ultimate x-man!

Julia disse...

Muito legal mesmo esse blog, pois aqui no brasil é dificil achar alguns gibis em estilo americano e ele publicou varias.Muuuito legal essa saga e obrigado por ser um dos poucos sites que oferecem download de gibis ;) hehe

Julia disse...

Oie de novo, só esqueci de perguntar se não vai postar o link de download de Ultimate x-men 31,32 e 33 ?!? ^^

Fabiano disse...

Caras... descobri seu blog faz apenas alguns dias, mas acho que já não consigo ficar sem! hahaha

Valeu por todas essas publicações!

VICTOR CAMBUCI disse...

CARA TUH TAH DE PARABENS PELO TEU BLOG ACABEI DE CONEHCER E ESTOU FASCINADO PELOS HQS.....CONTINUE ASSIM.

binhobsb disse...

Aí, termina de colocar o restante pra gente, ou pelo menos nos diz quando que voce pensa em fazer isso. Não deixe todo mundo na expectativa.

Free Man disse...

Hey binhobsb!

Eu ainda não tenho as demais edições. Por isso que eu não coloquei elas.

Eu penso em colocar a continuação assim que eu conseguir as demais edições!

Feliz 2008!

E aguarde.

Abraços,
Freeman!

binhobsb disse...

FREEMAN,
Vai no orkut e digita ultimate x-men. Vão aparecer duas comunidades. Entra na que tiver maior usuários que lá tem os links pras demais edições. Aí voce posta os links aqui no seu site.

Fabiano_GM disse...

Olá!
Sempre acompanho as publicações aqui do "Tudofree" e graças à vocês, acabei recuperando o gosto por ler Quadrinhos!

Essa série Ultimate é o máximo!
Eu consegui comprar várias dessas edições da série, pq vale a pena guardar! Mas, procurei as ediçoes seguintes ao número 30, e só encontrei algumas... será que vcs não podiam disponibilizar um novo pacote com as edições seguintes à 30?

VALEU!

Abraço!

Vinicius disse...

Manoo, vleo, estava procurando esse HQ a muito tempo, e qnd acho o seo blog vejo q tem tudo q eo iria procurar um dia *-* vleo memo ^^