quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Final Fantasy VII: Last Order


Bom, como este OVA mostra uma parte importantíssima do jogo, eu aconselho a quem ainda não terminou o mesmo a não assistir a este anime. Caso você ainda esteja jogando FFVII e está muito ansioso para assisti-lo, espere até chegar ao CD 3 e vá com o Cloud ao grupo do porão da mansão ShinRa em Nibelheim (talvez funcione no 2º CD mas não tenho certeza). Somente então o OVA não estragará nenhuma surpresa.

Este OVA de 22 minutos feito pela MADHOUSE faz parte do projeto da Square-Enix chamado Compilação do Final Fantasy VII e foi lançado na edição Limited do Final Fantasy VII: Advent Children, num "box" que trazia caneco, boné, chaveiro, camisa, o jogo Final Fantasy VII, este OVA, "making of", "trailers" e, ainda por cima, o Advent Children! Pela bagatela de pouco mais de 250 dólares! Ligue para 011 1406 e peça já o seu!

Hehehe, brincadeiras à parte, o Last Order nos mostra 2 partes importantes da estória do jogo. A primeira é a fuga de Cloud e Zack em direção a Midgar enquanto eram perseguidos pelas tropas da ShinRa. A segunda se passa por meio de "flashbacks" de Tseng enquanto olha uns arquivos, relembrando-se das atrocidades cometidas por Sephiroth em Nibelheim cinco anos antes do início do jogo, após este descobrir certos detalhes de sua concepção e os acontecimentos subseqüentes no reator de energia Mako de Nibelheim.

Para começar, nos aspectos técnicos a qualidade de animação é muito boa, e as cenas de luta são espetaculares. O traço é bom e combina com o clima do anime, apesar de em alguns momentos a Tifa parecer mais velha do que deveria. As músicas combinam com as cenas e me agradaram muito, sendo em sua maioria um rock pesadinho instrumental. A atuação dos dubladores é boa, cumprindo seu papel com primor, e é legal ver que os dubladores da Tifa e do Cloud fizeram uma voz diferente da usada no Advent Children... afinal, neste OVA eles são 7 anos mais novos. Vale salientar que a equipe que criou o Final Fantasy VII não participou da produção deste OVA, pois já estavam ocupados com o filme.

Sendo apenas um OVA, não há muito tempo para desenvolver os personagens e, portanto, não há muito o que falar. O personagem principal do jogo, Cloud, por razões só explicadas no jogo, não faz muita coisa no OVA, cujo personagem principal é o Zack. Temos também a Tifa, amiga de infância do Cloud; o vilão Sephiroth; Tseng, líder dos Turks (a divisão de trabalhos sujos da ShinRa); vários outros Turks (inclusive uns que não aparecem no jogo); Zangan, o mestre de artes marcias de Tifa; e o cientista Hojo.

O ritmo do OVA, agitado e sem perder tempo com enrolação, é bom, e os flashbacks são bem introduzidos e não quebram o ritmo das outras cenas. Mas apesar de ser muito bom, o OVA tem seus problemas. O primeiro e maior deles é que quem não sabe nada sobre o Final Fantasy VII, apesar de conseguir acompanhar os acontecimentos do OVA, não vai entender os motivos por que os mesmos acontecem, o que pode gerar confusão. Porém, isso provavelmente já era esperado pelos produtores, pois o OVA foi feito para os fãs do jogo. O outro problema é chatice minha como fã, mas eles alteraram a estória no OVA. Mas antes que os meus colegas fãs comecem a se revoltar, vou logo escrevendo que não foi nada demais. As adaptações feitas serviram para adicionar mais um "tempero" à estória, ficou até melhor em termos de enredo para animação. Também notei que a introdução dos Turks na estória meio que teve o intuito de fazer propaganda do jogo para celular Final Fantasy VII: Before Crisis, onde você joga com um dos Turks. O final também é muito repentino e deixado em aberto, mas é claro que os fãs sabem o que vem depois.

Enfim, o único pecado deste OVA é ser para os fãs de Final Fantasy VII, para os quais o OVA é altamente recomendado.



2 comentários:

Rapha disse...

relativa a essa foto que tem 6 pessoas 3 delas eu sei que são :(zack no meio),sefirot(ao lado esquerdo de Zack), cloud (no fim da fila .da direita para esquerda). quem são esses outros tres caras que aparecem nessa imagem ??
valew msm

Anônimo disse...

Entre Cloud e Sephiroth esta Tseng, dos Turks; a esquerda de Zack estao Angeal e Genesis, dois 1st-class SOLDIERs.