sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Shang Chi O Mestre do Kung-fu



Herói lançado pela Marvel para aproveitar o sucesso nos anos 70 da série televisiva Kung Fu, estrelada por David Carradine. O nome verdadeiro do personagem é Shang-Chi (traduzido para o português como a Elevação do Espírito). Criado por Steve Englehart e Jim Starlin. Mas o roteirista de quase todas as histórias do personagem foi Doug Moench.
Seu inimigo eterno é Fu Manchu, seu próprio pai. Como outra vilã existe a filha de Fu Manchu, Fah Lo Sue. Sua namorada durante a maior parte da série feita por Moench é Leiko Wu.
Como detalhe curioso anote-se que durante algum tempo Shang Chi teve as feições do verdadeiro astro do gênero, Bruce Lee, desenhada por Paul Gulacy. Com a repercussão positiva, o desenhista passou a fazer o mesmo com outros personagens: o rosto de Sean Connery ficou sendo o de um dos seus parceiros do serviço secreto inglês (MI6) Clive Reston. Sophia Loren apareceu como a cara de uma namorada italiana de uma única e especial história, pois de imediato foi assassinada. E até Marlon Brando emprestou seus traços para um sórdido vilão também de vida curta na série. Sua série "original", terminou com a morte de seu pai, quando então Shag Chi decide abandonar o serviço secreto inglês e peregrinar pelo mundo, buscando a iluminação espiritual.
O personagem só apareceu anos depois, em uma história juntamente com os X-Men, onde eles se aliam à Sebastian Shaw e vão à Hong Kong em busca do Elixir Vitae', a suposta substância criada pelo Pai de Shang Chi (que tencionava alcançar a imortalidade), da qual se esperava que curasse o Vírus Legado. Na batalha, eles se confrontam com Wilson Fisk que havia assumido o controle do mundo do crime de Hong Kong, após a derrocada de seu império em Nova York. Com o sucesso da história, o personagem foi incorporado no Selo Marvel Knights e, posteriormente, transferido para o Marvel Max.

Um comentário:

fernando disse...

faltou dizer que ele teve um encontro com Ram um tempo atrás e que hoje em dia ela está no grupo heróis de aluguel